Para que serve o BI em uma empresa?

julho 27, 2017|Business Intelligence|

Com certeza você já deve ter ouvido falar em BI ou Business Intelligence. Não? Então, vamos explicar o que é e qual a sua aplicação no dia a dia de uma empresa.

Conceito criado na década de 1990 pela Gartner Group, empresa de consultoria tecnológica americana, o Business Intelligence é uma solução estratégica que auxilia na gestão e na rápida tomada de decisões dentro das empresas. A partir das informações já disponíveis na empresa, o BI possibilita ao gestor um maior conhecimento sobre o mercado e sobre seu negócio, se constituindo, assim, em uma importante ferramenta de vantagem competitiva.

Com o BI é possível, a partir da análise detalhada das informações, identificar tendências e mudanças e antecipar problemas e cenários futuros. No entanto, para garantir o sucesso do BI é necessário que ele também esteja relacionado a um plano estratégico que otimize e inove os processos administrativos de sua empresa.

Mas como o BI funciona na prática?

O BI funciona por meio de um processo de captação de informações, adquiridas de diferentes fontes de dados, como sistemas OLTP (ERP, CRM e Service Desk, por exemplo), planilhas e documentos de texto. Essas informações são gravadas e centralizadas em um banco de dados, ao qual dá-se o nome de Data Warehouse. Essas informações são, então, organizadas e transformadas em dados relevantes para os negócios, que podem ser acessados através de ferramentas de visualização, como dashboards.

Dessa forma, a centralização e organização das informações permitem o fácil acesso aos dados, o que auxilia na análise desses dados e na obtenção de resultados precisos para a tomada de decisões.

Porque você precisa de um sistema de Business Intelligence

A procura por esse tipo de sistema vem crescendo entre as empresas nos últimos anos e, em 2017, cerca de R$ 18 bilhões serão investidos nesse seguimento, segundo a Gartner Group.

Essa grande procura pode ser explicada pelo fato de que com o mercado cada vez mais competitivo se torna essencial que a empresa mantenha a qualidade e organização das informações para que consiga tomar rápidas decisões estratégicas frente às demandas do mercado.

Assim, ao utilizar um sistema de Business Intelligence, o gestor consegue analisar, planejar e reagir rapidamente sobre os mais variados aspectos de negócio, alcançando mais controle sobre sua empresa e uma gestão mais inteligente.

Compartilhar esta publicação::