O que é Business Intelligence

O que é?

Business Intelligence (BI) pode ser traduzido como Inteligência de Negócio. É um método que busca auxiliar as empresas em suas tomadas de decisões por meio de dados e informações coletadas, tais como: vendas, clientes, estoque, financeiro, etc.

Muitos consideram BI como uma ferramenta de integração de dados ou visualização de Dashboards, porém, essa afirmação não está correta. BI nada mais é que um processo onde auxilia a transformação dos dados brutos em informações inteligíveis e significativas para futura análise do negócio, buscando entregar a informação certa para a pessoa certa.

Esse processo passa por:

Coleta, seja dados de Excel, sistemas internos, arquivos txt;

Transformação e Organização dos Dados (ETL) para que esses dados juntos possam fazer sentido;

Monitoramento e Compartilhamento para dar suporte na tomada de decisão com base no histórico de dados, e auxiliar o planejamento futuro;

Atualização dos dados.

Qual o seu Objetivo?

O principal objetivo é dar suporte a tomada de decisão inteligente, tornando mais fácil a interpretação dos dados, a identificação de novas oportunidades, podendo também auxiliar a empresa na construção de uma estratégia a longo prazo.

É você visualizar um Dashboard e em poucos segundos ter a visão completa da empresa ou área que está sendo analisada.

O fato é que hoje em dia, ninguém mais toma decisões baseadas em “achômetro” e sim baseadas em um estudo, um processo de análise, para minimizar as chances de erro.

BI mede o histórico para podermos prever o futuro. Podemos pensar no seguinte caso: você não compraria um calçado em uma loja qualquer sem ter provas que seu produto seria entregue. Antes, você iria buscar dados passados (histórico) da loja como: reclamações em sites, avaliações, amigos e só depois concretizar a compra.

Podemos aplicar BI para acompanhar vendas e campanhas de marketing, avaliar a saúde financeira da organização, monitorar metas e indicadores da empresa, do setor ou até mesmo de colaboradores, dentre outras.

SEGMENTOS DE MERCADO QUE PODEM SER BENEFICIADOS:

BANCOS

Melhor discernimento para distinguir ofertas e aprimorar o serviço ao cliente

GOVERNO

Tornar os dados mais fáceis de serem analisados para disponibilizar ao público melhores serviços

SAÚDE

Melhorar o atendimento dos pacientes com análises de dados rápidas

EDUCACIONAL

Transformar as oportunidades providas em dados perspicazes

SEGUROS

Análises visuais para aumentar as vendas e melhorar a detecção de fraudes

MANUFATURA

Otimizar processos com painéis personalizados e métricas sisudas

FARMACÊUTICO

Entregar os medicamentos certos para as praças certas de forma rápida

VAREJO E E-COMMERCE

Encontrar novos nichos e criar novas ofertas com agilidade

DISTRIBUIÇÃO

Combinar mapas com análise visual dinâmica para melhorar a logística