24 de julho de 2017 • 2 min de leitura
Como o Business Intelligence pode ajudar sua empresa na crise
Como o Business Intelligence pode ajudar sua empresa na crise.
Mesmo que a crise financeira tragam problemas para algumas empresas, para outras elas significam oportunidade.
O sucesso pode levar a acomodação; na crise ninguém quer modificar sua trajetória, as vezes tudo o que se precisa é um bom motivo para tentar o sucesso de forma diferente.
Durante a crise, já foi mostrado que pensar somente em trabalho duro não é eficiente é necessário pensar de forma mais inteligente. Para isso, é necessário possuir todas as informações relevantes possíveis.
Informações relevantes
Existe informação em toda a parte, inclusive aquelas que nem se suspeita que são muito importantes. Aliás, as fontes são inúmeras: internet, CRM (Customer Relationship Management), ERP (Enterprise Resource Planning), planilhas Excel, softwares financeiros e muitos outros. O fato é que desde sempre dependemos das informações para tomada de decisões.
Os dados estão se multiplicando e as informações tornaram-se tão disponíveis que a tomada de decisão tornou-se ainda mais difícil. Rapidamente, descobriu-se que um grande volume de dados não significa conhecimento — para uma boa tomada de decisões, é fundamental entender a relação entre estas informações.
O BI ajuda muito, para não dizer que é a única solução, na coleta e análise de dados relevantes e pertinentes. Uma nova visão pode mudar completamente o rumo dos negócios. As transações comerciais jamais serão como antes, baseadas quase que exclusivamente na intuição dos empresários.
Mensagens pelo celular, emails, redes sociais, blogs e outros derivados da rede, permitiram uma maior interação entre todos. O consumidor não está mais fisicamente em torno da área de atuação da empresa, mas sua presença é muito próxima, embora virtual.
Sistema de BI
O problema agora é gerenciar todos estes dados de clientes em potencial. Como responder a esta demanda sem se tornar impessoal ou irrelevante? Com escolher os indicadores corretos e a fatias de mercado que realmente interessam? Como tomar uma decisão apoiada por dados corretos e relevantes?
Cada meio virtual de interação precisa de filtros automatizáveis, facilidade de visualização e grande capacidade de análise das respostas. Errar pouco é uma grande maneira de evitar os efeitos da crise — são milhões de dados que precisam ser devidamente agrupados.
Enfim, percebe-se que é fundamental ter acesso imediato às informações estratégicas das empresas para auxiliar na tomada de decisões. Fica evidente também que o Business Intelligence é a solução mais inteligente nos negócios para combater a crise.
Quer saber mais como o BI pode ajudar a sair da crise? Compartilhe com a gente suas dúvidas e ideias!